Estudos de Zona de Mistura

Modelagem Numérica no Software Cormix

O software CORMIX é um sistema que foi desenvolvido em Portland, EUA, em parceria com a Universidade de Cornell e a agência ambiental norte americana – USEPA, nos últimos 30 anos. Essa equipe técnica conseguiu caracterizar o comportamento de compostos lançados em diversos tipos de corpos receptores e a partir desse estudo foi concebido o modelamento matemático. Essa ferramenta é utilizada para analisar, prever e delinear a zona de mistura geradas a partir do descarte de efluentes poluidores em ambientes aquáticos diversos. 

O software trabalha com modelos matemáticos de descartes de fonte pontual e não pontual, e é focado principalmente na avaliação do impacto ambiental gerado pelo descarte do efluente no ambiente aquático assim como enquadramento na legislação ambiental vigente. O CORMIX foi desenvolvido sob diversos acordos de financiamento cooperativo entre o U.S. EPA (Environmental Protection Agency), o U.S. Bureau of Reclamation, a Universidade de Cornell, o Instituto de Graduação de Oregon (OGI), a Universidade de Karlsruhe, a Universidade Estadual de Portland e a empresa MixZon Inc. durante o período de 1985 a 2007. 

Este Software tem sido utilizado pela equipe de profissionais da HidroGeo que possuem as habilidades para fazer as devidas interpretações dos mais variados cenários, visando uma modelagem cada vez mais precisa e eficaz.