Equipe

Flávio Vasconcelos

Flávio Vasconcelos

Geoquímico

Geólogo, com 25 anos de experiência na Área de Ciências e Engenharia Ambiental (atuação em estudos de impacto ambiental pela Universidade de Delaware EUA e UFMG e em empresa de consultoria); mestrado e doutorado pela Colorado School of Mines EUA e pós-doutorado pela Universidade de Delaware. Experiência na gerência de projetos que envolvem a elaboração de planos conceituais de descomissionamento (Votorantim Metais; Anglo Gold Ashanti e Vale); gestão de recursos hídricos, avaliação de risco ecológico e à saúde humana realizados para Governo do Distrito Federal, Grupo Votorantim Metais, Anglo Gold Ashanti, Vale, RDM, HOLCIM do Brasil e KINROSS. Realizou estudos de descomissionamento das unidades de Vazante MG; Morro Agudo MG e Niquelândia GO e da Mina Velha em Nova Lima-MG. Em 2009 liderou a criação da entidade técnica científica SANAP (South America Network for Acid Prevention) que tem como principal objetivo a promoção da discussão científica da questão de Drenagem Ácida de Rocha entre centros de pesquisa, universidades, empresas de consultoria e as empresas de mineração.

Acessar Linkedin

Igo Tavares

Igo Tavares

Engenheiro de Minas

Engenheiro de Minas formado pela pela Universidade de Federal de Goiás, Catalão, GO com experiência na gestão de projetos. Atualmente cursando especialização em Engenharia e Segurança do Trabalho pela PUC Minas, Belo Horizonte-MG. Atua na Área de Ciências e Engenharia Ambiental (atuação em estudos de impacto ambiental em empresa de consultoria). Experiência na gestão de projetos que envolvem a elaboração de planos conceituais e execução de projetos de gestão de recursos hídricos (Anglo Gold Ashant, Nexa Resources, Mineração Caraíba), elaboração de planos conceituais e execução de projetos de gestão de resíduos (Nexa Resources, Aperam Bioenergia e Mineração Caraíba) e estudos de drenagem ácida de minas (Mineração Caraíba e Anglo Gold Ashant). Possui diversos cursos e treinamentos como ISO 9001, Auditoria Interna, Amostragem e Sondagem de solo, Modelagem de Fluxo e Transporte de Contaminantes em Águas Subterrâneas, entre outros.

Augusto F. Saraiva

Augusto F. Saraiva

Químico Ambiental

Graduado em química pela Universidade Federal do Pará, Mestrado em meio ambiente no centro de ciências ambientais da UFAM, com trabalho intitulado Impactos Ambientais Provocados por Atividade Mineradora no Estado do Amapá. Doutorado em Engenharia Elétrica pela universidade Federal do Pará, com trabalho intitulado ESTUDO DO ENXOFRE CORROSIVO EM ÓLEO MINERAL ISOLANTE E REMOÇÃO DE DBDS COM NANOTUOS DE CARBONO BASEADO EM MATRIZ METÁLICA. Foi gerente de grandes projetos ambientais como: Estudos de Impactos Ambientais em Reservatórios Hidrelétricos; Monitoramento e Diagnóstico de Hidrelétricas da Amazônia; Estudo hídrico da represa de Tucuruí com ênfase para os aspectos químicos, biológicos, sócio ambientais e estatísticos; Estudo da poluição por elementos tóxicos em matrizes biológicas - local do futuro reservatório da UH Belo Monte e Desenvolvimento de um sistema indicador de qualidade de água específico para a região amazônica. Foi diretor Técnico da empresa CHEMYKA CONSULTORIA QUIMICA (2013-2015) e Diretor técnico do Laboratório Analytical Center (2015-2017). Possui mais de 78 publicações em revistas indexadasem congressos e simpósios nacionais e internacionais, com ênfase em recursos hídricos, índice de qualidade da água, contaminação ambiental, aspectos químicos e biológicos. Destacam se as seguintes publicações: 

1- BRANDAO, ISABEL LEIDIANY DE SOUSA; MANNAERTS, CHRIS M.; SARAIVA, Augusto César FonsecaSeasonal variation of phytoplankton indicates small impacts of anthropic activities in a Brazilian Amazonian reserve. ECOHYDROLOGY & HYDROBIOLOGY, v. 11-17, p. 1, 2017.; 2- FREIRE, JEAN CARLOS A.; HAUSER-DAVIS, RACHEL ANN; DA COSTA LOBATO, TARCÍSIO; DE MORAIS, JEFFERSON M.; DE OLIVEIRA, TEREZINHA F.; F. SARAIVA, AUGUSTO CESARInfluence of the Amazon Hydrological Regime on Eutrophication Indicators of a Hydroelectric Power Plant Reservoir. BULLETIN OF ENVIRONMENTAL CONTAMINATION AND TOXICOLOGY, v. 98, p. 677-681, 2017.; 

3- DE SOUSA BRANDÃO, ISABEL; MANNAERTS, CHRIS; VERHOEF, WOUTER; SARAIVA, AUGUSTO; PAIVA, ROSILDO; DA SILVA, ELIDIANE. Using Synergy between Water Limnology and Satellite Imagery to Identify Algal Blooms Extent in a Brazilian Amazonian Reservoir. Sustainability, v. 9, p. 2194-20, 2017.; 

4- LOBATO, T.C.; HAUSER-DAVIS, R.A.; OLIVEIRA, T.F.; SILVEIRA, A.M.; SILVA, H.A.N.; TAVARES, M.R.M.; SARAIVA, A.C.F.. Construction of a novel water quality index and quality indicator for reservoir water quality evaluation: A case study in the Amazon region. Journal of Hydrology (Amsterdam), v. 522, p. 674-683, 2015. 

Acessar Lattes

Quer conhecer mais sobre a HIDROGEO?

Clique Aqui e Fique por dentro

Nosso E-mail

Nosso E-mail

Entre em contato!

Mande-nos um e-mail para contato@hidrogeoassessoria.com.br

Nosso Endereço

Nosso Endereço

Onde Estamos

Rua Rio Grande do Norte, 1164, Sala 501, Funcionários
Belo Horizonte/MG

Fale Conosco!

Fale Conosco!

Nosso número

Lique para gente!

(31) 3295-3675